1. Para marcar a defesa de qualificação é necessário criar um processo no SEI, na pasta IE/CIC/UnB, com no mínimo, 20 dias de antecedência.
  2. O orientador deve preencher o formulário SEI (2251861), que é encontrado no SEI via Formulário – Documento Modelo – 2251861. Esse formulário deve ser preenchido com: nome do aluno, número de matrícula, título, a data, o horário e o local da defesa de qualificação. Como esse formulário é um padrão da UnB, os campos 1ª Área, 2ª Área e Ambos, NÃO PRECISAM ser marcados.
  3. A composição da banca deve ter:
      1. Professor orientador, que deve presidir a banca com direito a julgamento;
      2. Até um Examinador Interno vinculado ao Programa de Pós‐Graduação em Computação Aplicada da UnB, não envolvido na orientação do projeto de dissertação;
      3. Pelo menos um Examinador Externo não vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UnB, que não esteja envolvido no projeto de dissertação, e tenha publicação pertinente ao critério de credenciamento de orientador regular do PPCA;
      4. Um Examinador Suplente, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser realizado, critério de credenciamento de orientador regular do PPCA, descrito em Resolução Específica;
  4. No processo SEI deve constar:
      1. Formulário 2251861.
      2. Currículo Lattes do Membro Externo. É importante ressaltar que "membro externo" não pode ser interno à UnB. O CPF deste membro e a instituição com a qual ele mantenha vínculo institucional devem ser informados no formulário.
  5. Encaminhar o processo SEI para a Secretária do PPCA, que colocará o processo criado em Acompanhamento Especial: Bancas de Qualificação.
  6. A Secretária do PPCA, ao verificar que o formulário foi preenchido com todos os dados, e que o currículo do membro externo está anexado ao SEI, deve incluir no processo SEI o histórico e o FORPEN do aluno. Em seguida, a secretária encaminhará o processo para a coordenação do PPCA.
  7. A coordenação do PPCA, ao receber o processo, convoca uma reunião da Comissão de Pós-Graduação do PPCA ou do Colegiado, para que a banca seja aprovada por esses órgãos.
  8. Se a banca for aprovada, a coordenação anexará ao processo SEI a Ata de aprovação da banca, e encaminhará para que a Secretária do PPCA gere a Ata de Defesa de Qualificação, e as Cartas de Agradecimento da Banca.
  9. O orientador será comunicado, via e-mail, sobre os documentos anexados ao processo SEI, e a necessidade do mesmo imprimir a Ata de Defesa e as Cartas de Agradecimento, que devem estar com o orientador no DIA e HORA da defesa.
  10. Após a defesa, o orientador deve entregar na Secretária do PPCA, a Ata de Defesa assinada pela banca.
  11. O processo só será encaminhado ao DPG, para ter a defesa homologada, após o orientador entregar a Ata de Defesa.