Infraestrutura de TI

Docentes do Dept. de Ciência da Computação - Campus Darcy Ribeiro


aleteiaProfª. Drª. Aletéia Patrícia Favacho de Araújo (Lattes)
Possui graduação no curso de Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Paralela, Sistemas Distribuídos, Grid Computacional, Otimização Combinatória e Metaheurísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: grid computacional, metaheurísticas paralelas, algoritmos paralelos e distribuídos.

 

ishikawaProf. Dr. Edison Ishikawa (Lattes)
Possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são sistemas distribuídos e paralelos e suas aplicações em armazenagem, recuperação e distribuição de conteúdo multimedia, web semântica, informática na educação e educação em computação.

 

 

eduardo alchieriProf. Dr. Eduardo Adílio Pelinson Alchieri (Lattes)

Atualmente sou professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília (UnB) e faço parte do grupo de pesquisadores do laboratório COMNET. Recebi os títulos de Bacharel em Ciência da Computação (INE), Mestre em Engenharia Elétrica (PPGEEL) e Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Meus interesses de pesquisa incluem aspectos teóricos e práticos sobre sistemas distribuídos, com especial interesse na área de tolerância a falhas e intrusões em sistemas distribuídos.

  

 

geraldo pereiraProf. Dr. Geraldo Pereira Rocha Filho (Lattes)

Professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Foi Pesquisador no Instituto de Computação da UNICAMP por meio do Pós-Doutorado em 2018. Obteve o título de Doutor e Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC-USP em 2018 e 2014, respectivamente. Nos últimos três anos, obteve 12 publicações em periódicos e 12 publicações em conferências.

 

 

 

bordimProf. Dr. Jacir Luiz Bordim (Lattes)
Possui graduação em Ciencia da Computacao pela Universidade de Passo Fundo (1994) , mestrado em Ciencia da Computacao pela Nagoya Institute of Technology (2000) e doutorado em Information Science pela Japan Advanced Institute Of Science And Technology (2003) . Atualmente é professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Membro de corpo editorial da IEICE Transactions on Information and Systems, Revisor de periódico da IEEE Transactions on Parallel and Distributed Systems, Revisor de periódico da IEICE Transactions on Fundamentals of Electronics, Communications and Compu, Revisor de periódico da IEICE Transactions on Communications, Revisor de periódico da The International Journal of Foundations of Computer Science, Membro de corpo editorial da International Journal of Foundations of Computer Science e Membro de corpo editorial da International Journal of Networking and Computing (IJNC). Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Computacao Movel, Algoritimos Distribuidos, Redes de Computadores.

 

marcelo marottaProf. Dr. Marcelo Antonio Marotta (Lattes)

Sou professor adjunto do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil (2019). Anteriormente, fui gerente de P&D do Departamento CTIC da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), Brasília, DF, Brasil (2017~2019). Além disso, realizei meu doutorado em Ciência da Computação junto ao Grupo de Redes de Computadores do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil (2019). Eu permaneci no CONNECT, o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações do Trinity College, em Dublin, para uma bolsa de estudos no exterior de um ano durante meu doutorado, Dublin, Irlanda (2016). Eu recebi meu título de mestre (2013) pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil (2013). Além disso, sou bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil (2010). Atualmente, estou pesquisando Redes de Acesso a Rádio baseadas em Conceitos de Nuvem (C-RAN), Redes de Próxima Geração, Internet do Futuro, Gerenciamento de Processos de Negócios, Rede Definida por Software, Internet das Coisas, Rádio Definido por Software e Rádio Cognitivo.


marcus caetanoProf. Dr. Marcos Fagundes Caetano (Lattes)
Possui doutorado em Informática pela Universidade de Brasília (2017), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2008) e graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Tem experiência como analista de sistemas, desenvolvimento de software embarcado, administração de redes, ensino e pesquisa. Possui diversos artigos científicos publicados nas áreas de redes móveis sem fio, protocolos de acesso ao meio, sistemas de cache, dentre outros

 

priscila sollisProfª. Drª. Priscila América Solís Mendez Barreto (Lattes)
Possui graduação em Engenharia de Sistemas, Informática e Computação pela Universidade Francisco Marroquin (Guatemala 1991) com estágio de pesquisa no DIST (Dipartamento de Informatica, Sistemistica e Telemática) da Universitá degli Studi di Genova, Itália(1993), Especialização em Redes de Computadoes (PUC-Goiás, 1998), mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado na linha de concentração em Telecomunicações em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2007). Tem atuado profissionalmente na área de informática em diversas empresas privadas e públicas. É membro da SBC e atualmente atua como Secretária Regional da SBC para a Região Centro-Oeste 1. É professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de tráfego, planejamento de redes, tecnologias de redes, redes de computadores, sistemas distribuidos, protocolos de comunicação e avaliação de desempenho.

 

Ciência de Dados

Docentes do Dept. de Ciência da Computação - Campus Darcy Ribeiro


alexandre zaghettoProf. Dr. Alexandre Zaghetto (Lattes)
Possui graduação em Engenharia Elétrica, com enfase em eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2004), e doutorado (2009) pela Universidade of Brasilia (UnB), sendo ambos em Engenharia Elétrica, e post-doc sob o Departamento de Engenharia de Computação e Elétrica na McGill University. Atualmente é professor associdado Adjunto IV no Departamento de Ciência da Compuração na UnB.

 

 

 

luis fainaProf. Dr. Luís Paulo Faina Garcia (Lattes)
Possui graduação em Engenharia de Computação (2010) e doutorado em Ciências da Computação (2016) pela Universidade de São Paulo. Em 2017 teve a tese classificada entre as melhores pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e recebeu o prêmio CAPES de melhor tese em Ciência da Computação do país. Atualmente é Professor Adjunto A no Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília - Distrito Federal. Tem experiência na área de Ciência da Computação principalmente nos temas relacionados a Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: detecção de ruídos, meta-aprendizado e fluxo contínuo de dados.

 

marcelo ladeiraProf. Dr. Marcelo Ladeira (Lattes)
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1976) , especialização em Curso Avançado de Operação de Sistema Hidrotérmico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) , mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1981) , doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2004) . Atualmente é professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília e Membro de Comitê Consultivo do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dasdos ou textos, inteligência artificial, inteligência computacional, raciocínio probabilístico, diagramas de influências, e redes bayesianas.

maristela holandaProfª. Drª. Maristela Terto de Holanda (Lattes)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília desde 2009. Pesquisadora da área de banco de dados com ênfase em controle de concorrência, sistemas distribuídos e móveis, banco de dados geográficos banco de dados para bioinformática, e banco de dados massivos.

 

 

thiago faleirosProf. Dr. Thiago Paulo Faleiros (Lattes)
Atualmente é Professor Adjunto A no Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília - DF. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2007), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutorado em Ciencia da Computacao pela Universidade de São Paulo (2016), com período sanduíche na University of Maryland, EUA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos, modelos probabilísticos de tópicos, extração de informação, teoria dos grafos, aprendizado não supervisionado e otimização combinatória

 

 

Docentes do Dept. de Estatística - Campus Darcy Ribeiro


donald piantoProf. Dr. Donald Matthew Pianto (Lattes)
Possui graduação em Física da SUNY at Stony Brook (1994), mestrado em Física da University of Illinois at Urbana Champaign (1995) e doutorado em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto e membro do programa de pós-graduação em computação aplicada do departamento de ciência da computação da UnB. Também leciona no Mestrado em Economia do Setor Público da UnB. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística de dados neurais, análise estatística de imagens, e estimação de efeitos causais.

gladstonProf. Dr. Gladston Luiz da Silva (Lattes)
Professor do Departamento de Estatística da UnB possui bacharelado em Estatística pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1992),e doutorado em Transportes pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes - CEFTRU/UnB, com sólida experiência em projetos de alto impacto estratégico, análise mercadológica, e análise e desenvolvimento de processos, desenvolvidos para empresas e instituições de porte nacional e internacional. Nos últimos anos, atuou como executivo na direção de empresas de consultoria e instituições de ensino superior, sendo responsável na gestão e estratégias corporativas.

 

Docente da Faculdade de Ciência de Informação - Campus Darcy Ribeiro


marcio vitorinoProf. Dr. Márcio de Carvalho Victorino (Lattes)
Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Unb. Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1988), graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1994), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, sistemas de apoio à decisão, linguagens de programação, banco de dados, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços.

 

 

Engenharia de Software

Docentes do Dept. de Ciência da Computação - Campus Darcy Ribeiro

 

alexandre gomesProf. Me. Alexandre Rodrigues Gomes (Lattes)
Mestre em Informática e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília - UnB e, por crer que a vida é muito curta para se olhar o mundo sempre pela mesma lente, é atualmente doutorando em Ciência Política pela mesma universidade, onde pesquisa a agência política dos mecanismos automatizados de decisão. Tem pela docência uma paixão que exerce há mais de 15 anos, atuando tanto em instrutorias de treinamentos técnicos especializados de curta duração quanto em cursos de pós-graduação latu e strictu sensu nas áreas de Tecnologia, Governança Pública, Inovação e Gestão Empresarial. Atua, desde 2013, como professor voluntário do PPCA/UnB, onde acredita contribuir para a formação de agentes capazes de colocarem a tecnologia a serviço da sociedade.

 

edna canedoProfª. Drª. Edna Dias Canedo (Lattes)
Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (1999), mestrado em Engenharia de Software pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2012), área de concentração: Telecomunicações. Professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Atua na área de Engenharia de Software desde 1998, com enfase em desenvolvimento de sistemas, sistemas de software, redes de Petri, orientação a objetos, gerência de projetos, teste de software, arquitetura orientada a serviços, Programação e governança em tecnologia da informação.

leticia lopesProfª. Drª. Letícia Lopes Leite (Lattes)
Possui graduação em Informática pela PUCRS (1997), mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS (2000) e doutorado em Ciência da Computação pela PUCRS (2012). Foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no período de 2001 a 2015, onde orientou trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação e participou de grupos de pesquisa nas áreas de Informática na Educação e de Interação Humano-Computador. Coordenou o Projeto LabsMóveis, vencedor do Prêmio Inovação em Educação (SINEPE/RS), categoria Gestão Pedagógica (2014).. Desde julho de 2016 atua como professora adjunta do Departamento de Ciência da Computação (CIC/UnB). No CIC atua como coordenadora da área de Informática e Sociedade, é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Computação e da Comissão de Graduação do Departamento, representa como suplente o Instituto de Exatas na Câmara de Graduação. Atualmente, é a Diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB).

 

paulo mersonProf. Me. Paulo Fonseca Merson (Lattes)
Paulo Merson tem criado soluções de software há 30 anos. Ele é desenvolvedor no Tribunal de Contas da União (TCU), onde hoje ajuda a criar microsserviços que rodam na nuvem. É também "Visiting Scientist" do Software Engineering Institute (SEI), que é parte da Carnegie Mellon University (CMU). Paulo é instrutor certificado da SOASchool e do SEI e ministra com frequência treinamento profissional para desenvolvedores nos EUA, Europa e América Latina. Sua experiência como palestrante também inclui tutoriais no JavaOne, SPLASH/OOPSLA, SD Best Practices, SATURN Conference, Dr. Dobb's Architecture & Design World, The SOA and Cloud Symposium, bem como palestras convidadas em empresas e para estudantes de pós-graduação em diversas universidades. Paulo é co-autor de "Documenting Software Architectures: Views and Beyond, 2nd edition". É Bacharel em Ciência da Computação pela UnB e possui mestrado em Engenharia de Software pela CMU. 


rodrigo bonifacioProf. Dr. Rodrigo Bonifacio de Almeida (Lattes)
Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de software, linha de produtos de software, programação orientada a aspectos, transformações aplicadas ao desenvolvimento de software.

Docentes da Faculdade UnB - Campus Gama

 

andre peronProf. Dr. André Luiz Peron Martins Lanna (Lattes)
Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor assistente e aluno de doutorado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de softrware, linhas de produto de software, qualidade de software e processo de software

 

 

rejane figueiredoProfª. Drª. Rejane Maria da Costa Figueiredo (Lattes)
Doutora em Engenharia Mecânica e Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP), São Carlos. Graduação em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto. Atua no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada - PPCA, da Universidade de Brasília - UNB e no curso de Engenharia de Software da FGA, UNB. Coordena o ITRAC (Information Technology – Research and Application Center) (FGA/UnB) e tem interesse na área de Governo Digital e Governança em Tecnologia da Informação: Transformação digital; Contratação de Serviços de TI; Outsourcing / Terceirização; e na área de Engenharia de Software: Processos de Software; Transferência de Conhecimento; e Desenvolvimento pelo Usuário Final – EUD.

sergio andradeProf. Dr. Sérgio Antônio Andrade de Freitas (Lattes)
Possui graduação em Engenharia Elétrica (ênfase eletrônica - Engenharia de Computação) pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Foi pesquisador na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa de 1993 a 1998. Atualmente é Decano (Pró-reitor) de Ensino de Graduação. É membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA). Sua linha de pesquisa atual é no uso de Gamificação e Metodologias Ativas em Educação nas áreas de Engenharia e Computação.

 

 

 

Gestão de Riscos

Docentes do Dept. de Engenharia de Produção - Campus Darcy Ribeiro

 

ana carla bittencourtProf. Dr. Ana Carla Bittencourt Reis (Lattes)
Atua na área de Pesquisa Operacional e Gestão da Produção, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Pernambuco (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília e do mestrado de Computação Aplicada da UnB. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Decisão, Decisão Multicritério, Programação e Controle da Produção e Melhoria de processos.

 


ari marianoProf. Dr. Ari Melo Mariano (Lattes)
Cientista de Dados, Pós-doutor em Metodologia e Estatística Aplicada, e Negócios Internacionais. Atualmente faz um Pós-Doutorado em Big Data, Doutor em Administração, Mestre em Administração, e Graduado em Administração. Possui também um MBA em Direito do Consumidor Europeu. Atualmente é Professor/Pesquisador de Engenharia da Produção na Universidade de Brasília (UNB). Professor do Mestrado Profissional de Computação Aplicada, no Departamento de Ciências da Computação. Professor no Mestrado de Gestão da Informação e Tecnologia, na Universidade Católica do Norte, no Chile. Professor do Doutorado de Gestão Empresarial e do Doutorado de Ciências e do Doutorado de Ciências Empresariais,
na Bolívia. Como pesquisador, atua nas áreas de Data Science, Bibliometria, Modelagem preditiva e por meio de equações estruturais, Comportamento do Consumidor, Usabilidade da tecnologia e Interculturalidade. Profissionalmente foi consultor de muitas empresas multinacionais no Brasil e Europa. É vice presidente da associação de jovens pesquisadores europeus, Diretor Brasil da Rede de Pesquisadores Latino-Americanos e Diretor do Laboratório de Pesquisa Aplicada com Dados-DATALAB-EPR/CEFTRU/UNB.

 

edgard costaProf. Dr. Edgard Costa Oliveira (Lattes)
Professor Adjunto IV do Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília, FT-UnB. Pós-doutorado concluído em 2017 pelo Dept. de Ciência da Computação UnB e Brunel University de Londres. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UnB/FCI (2006 e 2001). Professor do Mestrado Profissional em Computação Aplicada/ Governança e Gestão de Riscos do CIC/UnB. Pesquisador e professor em disciplinas: Sistemas de Informação, Gerenciamento de Projetos, Computação Semântica, Web Semântica e Ontologias, Projeto Integrador de Engenharias, Introdução à Engenharia, Governança e Gestão de Riscos, Normas e Padrões de Segurança da Informação, Humanidades e Cidadania para Engenharias, dentre outras. Pesquisa em Projetos de Web Semântica, Arquitetura da Informação e Interoperabilidade de Sistemas, Ontologias e Dados Abertos.


joao felixProf. Dr. João Carlos Félix Souza (Lattes)
Possui graduação e mestrado em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduação em Informática pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. É Professor Adjunto do Núcleo de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia e Engenharia da Universidade de Brasília. Tem experiência profissional como analista em avaliação de desempenho, eficiência, georreferenciamento e modelagem em Gestão de Risco de instituições financeiras. Foi gerente nas áreas de Pesquisa de Mercado e Estratégia, Controladoria e na Diretoria de Risco do Banco do Brasil. Foi Coordenador do grupo de modelagem de Risco Operacional da FEBRABAN. Foi professor de graduação, pós-graduação e instrutor em diversas instituições no DF e outros estados. Atualmente trabalha nas áreas de Risco e Engenharia Econômica. Atua, principalmente, nos seguintes temas e linhas de pesquisa: sistema financeiro, gestão de riscos e risco financeiro, gestão de desempenho, eficiência e produtividade, pesquisa de clima organizacional e satisfação de clientes, enfase em estatística sócio-econômica. Disciplinas ministradas : estatística, econometria, análise multivariada, engenharia econômica, gestão de risco e pesquisa de mercado. Pesquisa e Projetos em andamento: Aplicação dos modelos de Risco Operacional de Basiléia II em instituições financeiras e não financeiras, Gestão de Riscos.

joao melloProf. Dr. João Mello da Silva (Lattes)
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1969), mestrado em Pesquisa Operacional - Case Western Reserve University (1973), mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1971) e doutorado em Pesquisa Operacional - Case Western Reserve University (1975). Como professor da Universidade Federal de São Carlos de 1977 a 1979, foi um dos integrantes da equipe que implantou o Curso de Engenharia de Produção naquela instituição. Como engenheiro da Telebrás de 1981 a 1998 e da Brasil Telecom de 1998 a 2003, e, como sócio-administrador da Azevedo Marques Mello Consultoria e Engenharia de 2003 a 2008, atuou na área de Engenharia de Produção de Serviços de Telecomunicações, com ênfase em Planejamento de Serviços de Telecomunicações e Negócios entre Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, abordando temas como engenharia empresarial, gestão da qualidade, relacionamentos de negócios entre prestadoras de serviços de telecomunicações, regulamentação e gestão de riscos. Professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília desde 1979, atualmente é o Coordenador de Engenharia de Produção, sendo um dos integrantes da equipe que está implantando o Curso de Engenharia de Produção na UnB. Tem sido responsável pela cadeira de Gestão de Riscos do Curso de Especialização em Higiene e Segurança do Trabalho da UnB. Áreas de interesse de pesquisa incluem Maturidade e Criação de Valor em Sistemas de Produção, particularmente via Gestão de Projetos; Gestão de Riscos; e Educação em Engenharia de Produção, com foco especial em atividades de síntese, integração e empreendedorismo.

simone monteiroProfª. Drª. Simone Borges Simão Monteiro (Lattes)
Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Mestrado em Engenharia de Produção (Gestão de Sistemas Agroindustriais) pela Universidade Federal de São Carlos (1998), Especialização em Sistemas de Produção Enxuta pela USP (2004) e Doutorado em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Foi professora da Universidade de Franca (UNIFRAN) de 2000 a 2010. Por dois anos consecutivos (2006 e 2007) coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Operações e Logística na UNIFRAN. É Professora Adjunta III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília (UnB) e Coordenadora de Projetos do CEFTRU - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes. É Professora e Pesquisadora no Programa de pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) da UnB na Linha de pesquisa de Gestão de Risco. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos e Análise e Melhoria de Processos e atua nos seguintes temas: ISO 9000, Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ferramentas da Qualidade, Ferramentas Estatísticas para o Controle e Melhoria de Processos, Gestão de Riscos aplicados à Qualidade, Gestão de Projetos e Educação em Engenharia (Abordagem PBL e PjBL).

 

Docente da Faculdade UnB - Campus Gama

ricardo matos chaimProf. Dr. Ricardo Matos Chaim (Lattes)
Possui graduação em Administração e Informática, mestrado e Doutorado em Ciência da Informação pela UnB. Atualmente é professor Associado I da Universidade de Brasília, atua no curso de Engenharia de Software. É professor no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. Ensina Gestão de Riscos, Engenharia Econômica, Modelagem de Processos, Projeto Integrador de Engenharias, Fundamentos de Sistemas Complexos, Modelagem de Dinâmica de Sistemas e Metodologia Científica. Na Universidade de Brasília, Coordenou os cursos de Especialização em Modelagem de Sistemas Complexos (2011-2012) e Modelagem Estatística e Dinâmica Econométrica (2014-2016).Tem experiência na área de gestão governamental e Engenharia de Sistemas, atuando nos seguintes temas: marketing estratégico para a Internet, gerenciamento de riscos e incertezas, Engenharia de Software.