24 de Fevereiro de 2024

 

O periodo de inscrições para aluno especial no PPCA, para o semestre 2024/1 é de 25/02 a 05/03/2024As disciplinas para as quais ofetamos vagas para aluno especial estão disponíveis <aqui>As inscrições devem ser feitas via o <sistema de inscrição em pós-graduação da UnB>. Pelas normas atuais da UnB, o aluno especial, quando aprovado em uma seleção para aluno regular, poderá solicitar a integralização dos créditos obtidos nas disciplinas em que foi aprovado, até o máximo de setenta pro cento dos créditos exigidos para conclusão do curso em que é aluno regular. O aluno especial do PPCA poderá, após tornar-se aluno regular, solicitar a integralização de até 16 créditos obtidos na condição de aluno especial. Isto equivale a 8 disciplinas.

As disciplinas ofertadas pelo PPCA serão ministradas nas sextas-feiras (das 8 às 12h30 e das 14 às 18h30) e aos sábados (das 8 às 12h30), na forma presencial. As aulas são de 4 horas, ministradas em dois blocos, com intervalo de meia hora entre eles. As disciplinas serão ofertadas em dois módulos de 8 semanas cada, sendo o 1º de 15/03 a 11/05/2024 e o 2º de 18/05 a 13/07/2024. Não haverá aulas nos dias 29 e 30/03/2024 (Semana Santa) e 31/05 e 01/06/2024 (Corpus Christi). A candidatura a vaga, inclusive para disciplinas desse segundo módulo, deverá ser feita até o dia 05/03/2024. Serão ofertadas disciplinas específicas das linhas de pesquisa em Ciência dos Dados, Engenharia de Software e Gestão de Risco. 

Na inscrição é necessário anexar cópia autenticada (em cartório ou pelo RH da instituição na qual o candidato trabalhe) e digitalizada do diploma de graduação (frente e verso) e do histórico escolar. Não é necessário autenticar as cópias digitalizada dos demais documentos solicitados. Se o candidato já foi ou é aluno especial no PPCA, deverá anexar seus documentos pessoais e poderá substituir o diploma de graduação e o histórico escolar pela declaração das disciplinas que já cursou como aluno especial, na qual conste a sua matricula de aluno especial no PPCA.

Todos os candidatos devem anexar o comprovante original do recolhimento (por meio de GRU) da taxa de inscrição no valor de R$ 79,00 em nome da FUB - Fundação Universidade de Brasília, preenchido com: unidade gestora 154040, código de recolhimento 28838-1, número de referência 4410 e com o nome e CPF do candidato

A GRU pode ser emitida por meio do site  https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru É obrigaória a indicação do número de referência 4410 e do nome e CPF do candidatoTodos os candidatos, mesmo os que já foram alunos especiais na UnB, devem pagar nova taxa de inscrição.

As disciplinas já cursadas como aluno especial no PPCA podem ser informadas como cursos técnicos na aba Formação Complementar do formulário de inscrição on-line.

 

Resultado da seleção para aluno especial (divulgado)

 

Após a divulgação do resultado desta seleção, os candidatos que tiveram seus pedidos de matricula em disciplinas (do  ou do  módulo) deferidos deverão proceder ao recolhimento da taxa de R$ 226,00 para cada disciplina deferida e enviar os comprovantes de pagamento da taxa de matrícula por meio de GRU e da autenticação bancária, no máximo, até às 18 horas do dia 09 de março de 2024. A matrícula em qualquer disciplina (quer seja do 1º ou do 2º periodo) somente será efetivada mediante a disponibilização, no sistema online de inscrição, dos comprovantes originais do pagamento das taxas de incrição e de matrícula em cada disciplina deferida. Comprovantes sem o número de referência 4410 serão desconsiderados. Não serão aceitos comprovantes de agendamento do pagamento. 

 

A reunião de esclarecimentos e de boas vindas aos novos alunos será realizada no dia 14/03/2024, às 17 horas, por meio de videoconferência. As aulas do 1º bloco de aulas começam no dia 15/03/2024.

 

Matriculas dos alunos matriculados nas turmas ofertadas nesse semestre: Ciência dos Dados, Engenharia de Software e Gestão de Risco (confiram se as disciplinas estão corretas!)

 

Slides da reunião de "Boas-vindas" (divulgado). 

 

Guia do estudante do PPCA (aqui)

 

A Coordenação do PPCA

30 de Novembro de 2023

23 foto stenio

 

Stênio Soares e Silva é aluno de mestrado do PPCA da turma 2023 e funcionário da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil (DITEC). Frente ao maior concurso público para carreira de TI da história do Brasil (3225 vagas), a DITEC passou a ter como desafio criar um método de alocação eficiente para os novos funcionários. Mas como fazer isso priorizando ao mesmo tempo as necessidades da organização e os interesses/conhecimentos dos aprovados?

 

Após cursar a disciplina Fundamentos de Pesquisa Operacional no PPCA, ministrada pelo Prof. John Lenon Cardoso Gardenghi,Stênio percebeu que poderia modelar esse problema como um problema de maximização de fluxo em um grafo em um processo de casamento perfeito de um vértice de fonte para um vértice de sumidouro: Os vértices fontes são os novo funcionários e os vértice sumidoures são as vagas disponíveis. O fluxo por aresta é estimado levando em consideração os conhecimentos técnicos e interesse do funcionário (vértice fonte) e o perfil/necessidades específicas associadas a cada vaga (vértice sumidouro).

 

Como resultado, surgiu a ferramenta "Chapéu Seletor", adotada pela DITEC nas últimas 3 posses, totalizando 750 novos funcionários que tiveram seus locais de trabalho definidos por ela. Essa ferramenta permanecerá sendo utilizada em 2024, com uma previsão de alocação de mais 960 funcionários. Stênio explica que, em uma simulação da alocação de 300 funcionários, comparou a pontuação máxima de 3986, obtida pela aplicação do "Chapéu Seletor", com a pontuação de 1928, resultante da melhor alocação obtida em um milhão de alocações feitas aleatoriamente, obtendo mais que o dobro de 'match' entre conhecimentos técnicos e interesse do funcionário e o perfil/necessidades específicas associadas a cada vaga.

 

 A abordação "Chapéu Seletor" foi apresentada pelo Stênio no BBDW 2023, maior evento de TI do Centro-Oeste, partrocinado pelo Banco do Brasil e divulgada em notícia publicada na Intranet do BB.

 

Parabéns ao Stênio e ao Prof. John Lenon!

 

 

21 de Setembro de 2022

 

Com alegria e agradecimento a todos vocês, discentes, nossa ex-secretária Maria Helena, e todos os docentes, tenho o prazer de informar que fomos avaliados com o conceito 4 !!! Existem 14 mestrados profissionais em computação, sendo que 2 já eram 4. Nessa avaliação, apenas quatro mestrados profissionais foram promovidos a nível 4, dentre eles o PPCA. Atualmente, são 6 nível quatro!

 

22 capes 2017 20 evolucao MP 

Nosso programa foi bem avaliado. Segue um trecho que retirei do item "Apreciação" do relatório da comissão de avaliação, nos comparando com os outros mestrados profissionais! Novamente, parabéns a todos vocês! 
"O programa formou um bom número de mestres no quadriênio em avaliação. Verifica-se que o programa formou mestres em número superior à mediana dos programas na área. As dissertações do programa têm boa qualidade conduzindo a algumas publicações de bom nível. Verifica-se também a qualidade de dissertações a partir da aplicabilidade demonstrada e de alguns prêmios recebidos. A produção bibliográfica qualificada restrita com discentes encontra-se entre as 8% melhores dentre os programas profissionais da área. O total de publicações qualificadas no estrato restrito está entre as 15% melhores dentre os programas profissionais da área. A produção qualificada restrita dos docentes está entre os 22% melhores programas profissionais."
Coordenação do PPCA

11 de Setembro de 2015

A versão atual (setembro de 2015) do template LaTex para uso nas dissertações do PPCA está disponível aqui. Todos os mestrandos deverão utilizá-la para a formatação das suas dissertações. Não serão homologadas dissertações que não utilizarem esse template.

11 de Junho de 2015

Governança de Tecnologia da Informação em Saúde: Proposta de Ações Baseadas em Risco e Requisitos de Interoperabilidade para o Sistema de Saúde do Exército

O General de Divisão Josemar Câmara Feitosa, Diretor de Saúde do Exército Brasileiro, manifestou-se sobre o potencial da pesquisa de mestrado defendiida pelo aluno 1º Sgt. Francisco de Assis Neto em 31 de março de 2015, intitulada Governança de Tecnologia da Informação em Saúde: Proposta de Ações Baseadas em Risco e Requisitos de Interoperabilidade para o Sistema de Saúde do Exército afirmando que a mesma contém colaborações pertinentes a uma possível construção da saúde eletrônica do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. Francisco foi orientado pelo Prof. Dr. Edgard costa Oliveira.